quinta-feira, 3 de maio de 2007

Raiva dos animais domésticos

Fonte:pt.wikipedia.org/wiki/Raiva_(doença) - 27k
A Raiva é uma doença causada por um vírus da família rhabdoviridae, gênero Lyssavirus. O agente causador da raiva pode infectar qualquer animal de sangue quente, porém só irá desencadear a doença em mamíferos, como por exemplo cachorros, gatos, ruminantes e primatas, inclusive o homem.
O vírus da Raiva é um Rhabdovirus com genoma de RNA simples de sentido negativo (a sua cópia é que é lida como mRNA na síntese protéica). O vírus tem envelope bilípidico, cerca de 100 nanômetros e forma de bala.
O vírus da raiva tem um método de transmissão especialmente interessante, pois a sua infecção por mordidela de novos hóspedes depende da sua capacidade de provocar agressividade no doente. Ele fá-lo através de infecção dos centros nervosos do cérebro que controlam os comportamentos agressivos. A sua disseminação inicial dentro dos axónios dos neurónios permite-lhe evadir o sistema imunitário. Ele se transmite através da mordida de animais como cachorro, morcego e muitos outros.

Um comentário:

Ronaldo Veterinária(UNIUBE) disse...

Diante de observação realizadas no dia-a-dia é possível afirmar que a doença da raiva acomete constantemente bovídeos, canídeos e eqüídeos, no qual traz prejuísos tanto para os criadores, quanto para sociedade. No entanto, é de suma importância a vacinação dos animais e a erradicação do morcego hematófago.