quinta-feira, 12 de abril de 2007

Estruturas de Proteção do Sistema Nervoso central

Fonte: http://www.michigan.gov/mda/0,1607,7-125-1566_2310_13284-65647--,00.html


O Sistema Nervoso Central está contido e protegido na caixa craniana(CC) e no canal vertebral(CV), sendo envolvido por três membranas de tecido conjuntivo chamadas meninges.


# No SNC existe a barreira hematoencefálica que protege o tecido nervoso de substâncias nocivas.


# No CV está presente:


-Dura-Máter (DM): é a mais externa e visível macroscopicamente, constituída de tecido conjuntivo denso, é avascularizado o espaço entre a Dura-Máter e as vértebras é considerado espaço epidural.


-Aracnóide(AD):é avascular e apresenta duas partes uma em contato com a DM, e a outra mais internamete é de difícil visualização .Entre a DM e a AD forma o espaço subaracnóide onde passa o líquor.


-Pia-Máter(PM):é a única membrana vascularizada situda mais internamente.Entre a PM e a AD contém o espaço subdural que fica aderente ao tecido nervoso,porém não tem contato.
















Um comentário:

Ronaldo Veterinária(UNIUBE) disse...

Diante do que mencionado, nas estruturas de proteção do SNC é de suma importância, salientar que além de proteger o tecido nervoso o espaço epidural é muito utilizado para administração de medicamentos,por exemplo,lidocaína.Principalmente, na inovulação de embrião de tranferência de embrião(TE)e Fecundação in Vitro(FIV).