sábado, 10 de março de 2007

NEURULAÇÃO


Neurulação;






Num estágio mais avançado do desenvolvimento da gástrula, inicia-se o processo chamado de neurulação. Este processo vai dar origem ao sistema nervoso central e periférico e ocorre simultaneamente com a formação de folhetos e a diferenciação da mesoderme embrionária para a formação dos órgãos ou organogênese.
Importância:
Formação do sistema nervo central
Fases da neurulação
Placa Neural - A ectoderme dorsal do embrião sofre um espessamento e forma uma placa que é denominada placa neural. Goteira Neural - a placa neural se aprofunda e passa a ser chamada de goteira neural Sulco Neural ­- Ao longo do dorso da gástrula, o ectoderma sofre uma depressão, originando uma espécie de canaleta — o sulco neural. Tubo Neural - posteriormente, fecham –se os bordos, formando um canal — o tubo neural. O tubo neural deverá originar todo o sistema nervoso central do organismo que se formará. Na parte anterior o encéfalo e na parte posterior a medula. Notocorda Ao mesmo tempo, na parte mais alta do endoderma, ocorre uma evaginação longitudinal, agregará células de tecido conjuntivo fibroso formará um bastão que percorrerá toda a extensão dorsal do embrião no plano crânio-caudal. Este bastão sustentará o embrião e orientará a formação da coluna vertebral futura.
Obs. Em peixes, anfíbios, répteis, aves e mamíferos, a notocorda vai sendo gradativamente substituída (célula a célula) por tecido ósseo, ser constituída, por substituição, a coluna vertebral. Com a formação da coluna vertebral haverá o englobamento do tubo neural, a futura medula raquiana ou espinhal.




Um comentário:

Ronaldo Veterinária(UNIUBE) disse...

No momento de diferenciação celular, a célula estará mais susceptível à sofrer sérias anormalidades.Pressuponho isto, porque tenho observado que quanto mais utiliza-se técnicas artificiais e que envolve manipulações dos embriões, maior
será o índice de bezerros(as)com problemas congênitos,principalmente,relacionados com sistema nervoso. Porém, as técnicas são de grande importantancia para o desenvolvimento da pecuária.