sábado, 28 de abril de 2007

cérebro

Fonte:homepage.mac.com/gottundkraut/brain/PROYECTO%...

Armazenamento Das Ínformações

Diferentemente de um computador ou de qualquer disco rígido, o cérebro reescreve sua história e suas memórias a cada vez que elas são acessadas.
Manter as sinapses certas é uma combinação de aprendizado e experiência constante, e a eliminação do excesso de sinapses dos primeiros anos de vida faz parte do desenvolvimento normal do cérebro. Graças à seletividade da memória, que armazena apenas algumas informações é que possibilita os indivíduos á ultilizarem o que esta sendo utilizado constantemente as outras informações são deletadas ou ocorre disjunção no processamento.

Considerações Finais:
Algumas drogas (barbitúricos,narcóticos e intorpecentes),fraturas e microrganismos neuropatológicos levam a injúria do sistema nervoso que dependendo da gravidade as informações são deletadas ,ocasionando o esquecimento.

quinta-feira, 26 de abril de 2007

Doenças Do Sistema Nervoso

Fonte:www.saudeanimal.com.br Fonte: www.marcobueno.net

Fonte: escuela.med.puc.cl

O QUE É A DOENÇA?
É uma moléstia crônica degenerativa que afeta o sistema nervoso dos bovinos provocando o descontrole motor. As células morrem, e o cérebro fica com aparência de esponja. A vaca passa a agir como se estivesse enlouquecida. A doença também pode se manifestar em seres humanos, conhecida como: “doença de Creutzfeldt-Jakob” e em ovinos onde a doença é conhecida como "scrapie”.
O agente causador da doença não é um vírus, bactéria ou parasita. Trata-se de uma proteína anormal chamada príon.

Sinapses do Sistema Nervoso

Fonte:www.comciencia.br/

A construção do sistema nervoso e da personalidadeAo longo da ontogênese do sistema nervoso, células dividem-se, migram, emitem processos (prolongamentos), conectam-se (através de sinapses) e morrem. Como o sistema nervoso desenvolve-se de acordo com princípios topobiológicos, cada célula, inicialmente equipotencial, tem um "destino" que depende da sua localização em relação a outras células, dos eventos que se processam nas regiões vizinhas e da estimulação do ambiente, além da atividade de diferentes regiões; ausência de estimulação ambiental em períodos críticos do desenvolvimento podem levar à morte celular. Assim, determinadas transformações só ocorrerão se outras ocorrerem previamente. Essas células constroem uma rede de interconexões (por meio de sinapses) que se altera plasticamente diante da constante estimulação do ambiente; conexões sinápticas pré-existentes podem ser alteradas e outras novas podem ser criadas em decorrência das experiências, gerando circuitos neurais (ou redes neurais) facilitados, o que constitui as memórias, levando a modificações na forma como o sistema processa informações . Estas mudanças interferem nos arranjos funcionais subsequentes e também em como o sistema processará uma nova informação. Isso significa que a percepção do ambiente e a maneira de reagir a ele dependem dessa história de experiências individuais - das memórias.






segunda-feira, 23 de abril de 2007

Fisiologia do Sistema Nervoso

Em repouso: canais de sódio fechados. Membrana é praticamente impermeável ao sódio, impedindo sua difusão a favor do gradiente de concentração.
Sódio é bombeado ativamente para fora pela bomba de sódio e potássio

fonte: www.epub.org.br/cm/n10/fundamentos/animation.html





Imagem:geocities.yahoo.com.br/jcc5001pt/museuelectrofisiologia.htm#impulsos
Imediatamente após a onda de despolarização ter-se propagado ao longo da fibra nervosa, o interior da fibra torna-se carregado positivamente, porque um grande número de íons sódio se difundiu para o interior. Essa positividade determina a parada do fluxo de íons sódio para o interior da fibra, fazendo com que a membrana se torne novamente impermeável a esses íons. Por outro lado, a membrana torna-se ainda mais permeável ao potássio, que migra para o meio interno. Devido à alta concentração desse íon no interior, muitos íons se difundem, então, para o lado de fora. Isso cria novamente eletronegatividade no interior da membrana e positividade no exterior – processo chamado repolarização, pelo qual se reestabelece a polaridade normal da membrana. A repolarização normalmente se inicia no mesmo ponto onde se originou a despolarização, propagando-se ao longo da fibra. Após a repolarização, a bomba de sódio bombeia novamente os íons sódio para o exterior da membrana, criando um déficit extra de cargas positivas no interior da membrana, que se torna temporariamente mais negativo do que o normal. A eletronegatividade excessiva no interior atrai íons potássio de volta para o interior (por difusão e por transporte ativo). Assim, o processo traz as diferenças iônicas de volta aos seus níveis originais.

Nervos





fonte:http://pt.wikipedia.org/wiki/Nervos_raquidianos


figura á esquerda apresenta nervos espinhais
figura á direita apresenta nervos cranianos

Um nervo é uma estrutura de forma semelhante a um cabo, constituido de axônios e dentritos.

Os nervos fazem parte do sistema nervoso periférico. Nervos aferentes conduzem sinais sensoriais (da pele ou dos órgãos dos sentidos, por exemplo) para o sistema nervoso central, enquanto nervos eferentes conduzem sínais estimulatórios do sistema nervoso central para os órgãos efetores, como músculos e glândulas.
Estes sinais, às vezes chamados de impulsos nervosos, também são conhecidos como potenciais de ação: impulsos elétricos de condução rápida, que começam geralmente no corpo celular do neurônio e se propagam rapidamente através do axônio até a sua ponta ou "terminal". Os sinais se propagam do terminal ao neurônio adjacente através de um espaço chamado sinapse.

Anatomia
Nervos podem conter fibras que servem todas ao mesmo propósito; por exemplo nervos motores (eferentes), cujos axônios terminam todos em fibras musculares e estimulam a contração. Por outro lado, nervos sensoriais (aferentes) recebem sinais vindos dos órgãos dos sentidos. Alguns nervos podem ser mistos, e serem compostos tanto por fibras aferentes como eferentes.
Os nervos podem se originar ou da medula espinhal ou do encéfalo (os chamados nervos cranianos). A origem ou o término dos nervos da medula espinhal possui relação com sua função. Nervos eferentes entram na medula pelo chifre dorsal (isto é, mais perto das costas), enquanto que os feixes aferentes saem da coluna através do chifre ventral (isto é, mais perto do ventre).........................................................

Importância clínica
Danos aos nervos podem ser causados por lesões físicas, inchaço (por exemplo a Síndrome do túnel carpal), doenças auto-imunes (como a Síndrome de Guillain-Barré), diabetes ou falha dos vasos sanguíneos que irrigam o nervo. Nervos pinçados ocorrem quando pressão é aplicada ao nervo, usualmente por edemas causados por lesões ou gravidez. Dano nervoso ou nervos pinçados são usualmente acompanhados de dor, dormência, fraqueza ou paralisia. Os pacientes podem sentir estes sintomas em locais distantes do local realmente danificado, um fenômeno chamado de dor referida. Isto ocorre porque quando o nervo está danificado, a sinalização fica prejudicada em toda a área de que o nervo recebe impulsos e não apenas do local do dano

sexta-feira, 20 de abril de 2007

gânglios


São corpos de neurônios fora do SNC é divididos conforme a direção do impulso nervoso;
A) Sensitivos ou Aferentes : são os gânglios que recebem fibras aferentes, que levam impulsos p/ o SNC. Alguns são associados a nervos cranianos e outros á gânglios espinhais (GE).Os GE são aglomerados de corpos neurais, com muitos corpos de Nissl e circundados por células da glia.
B)Motores ou eferente:fazem parte do sistema nervoso autônomo, e são fibras que recebem sensações originadas no interior do organismo.

quinta-feira, 12 de abril de 2007

Sistema Nervoso Periférico

Fonte: http://fc.units.it/ppb/NeuroBiol/Neuroscienze%20per%20tutti/auto.html
Sistema Nervoso Periférico (SNP)
É composto por:
1-nervos;
2-gânglios;
3-terminções nervosas.
1) nervos =os nervos são feixes de fibras nervosas(mielinícas ou amielínicas) envolvidas por tecido conjuntivo.
1-a )fibras nervosas
são constituídas por um axônio e suas baínhas envoltórias .

Estruturas de Proteção do Sistema Nervoso central

Fonte: http://www.michigan.gov/mda/0,1607,7-125-1566_2310_13284-65647--,00.html


O Sistema Nervoso Central está contido e protegido na caixa craniana(CC) e no canal vertebral(CV), sendo envolvido por três membranas de tecido conjuntivo chamadas meninges.


# No SNC existe a barreira hematoencefálica que protege o tecido nervoso de substâncias nocivas.


# No CV está presente:


-Dura-Máter (DM): é a mais externa e visível macroscopicamente, constituída de tecido conjuntivo denso, é avascularizado o espaço entre a Dura-Máter e as vértebras é considerado espaço epidural.


-Aracnóide(AD):é avascular e apresenta duas partes uma em contato com a DM, e a outra mais internamete é de difícil visualização .Entre a DM e a AD forma o espaço subaracnóide onde passa o líquor.


-Pia-Máter(PM):é a única membrana vascularizada situda mais internamente.Entre a PM e a AD contém o espaço subdural que fica aderente ao tecido nervoso,porém não tem contato.