quinta-feira, 15 de março de 2007

Componentes Do Sistema Nervoso Central

O Sistema Nervoso Central ( Cérebro, cerebelo e medula espinhal) é composto por :
A)Neurônios ;
B)Neuroglia ou células da glia .

Neurônios :
São células nervosas ou neurônios formadas por :
A.1)Dendritos;
A.2)Axônios;
A.3)Corpo celular ou pericário.

*Dendritos:
São prolongamentos do corpo celular situados na extremidade do mesmo e exerce a função de transmitir os impulsos nervosos de um neurônio para outro.A composição da base do citoplasma dos dendritos, próximo ao pericário é semelhante á do corpo celular, porém os dendritos não apresentam aparelho de Golgi .

*Axônios:
são prolongamento único, espeicializado na condução de impulsos que transmitem informações do neurônio para outras celulas nervosas, musculares e glândulares.

*Corpo celular ou pericário:
É o centro trófico da célula e é também capaz de receber e transmitir estímulos.

Neuroglia:
B.1)Oligodendrócitos;
B.2)Células de schwann;
B.3)Astrócitos;
B.4)Células Ependimárias;
B.5)Microglia.

sábado, 10 de março de 2007

NEURULAÇÃO


Neurulação;






Num estágio mais avançado do desenvolvimento da gástrula, inicia-se o processo chamado de neurulação. Este processo vai dar origem ao sistema nervoso central e periférico e ocorre simultaneamente com a formação de folhetos e a diferenciação da mesoderme embrionária para a formação dos órgãos ou organogênese.
Importância:
Formação do sistema nervo central
Fases da neurulação
Placa Neural - A ectoderme dorsal do embrião sofre um espessamento e forma uma placa que é denominada placa neural. Goteira Neural - a placa neural se aprofunda e passa a ser chamada de goteira neural Sulco Neural ­- Ao longo do dorso da gástrula, o ectoderma sofre uma depressão, originando uma espécie de canaleta — o sulco neural. Tubo Neural - posteriormente, fecham –se os bordos, formando um canal — o tubo neural. O tubo neural deverá originar todo o sistema nervoso central do organismo que se formará. Na parte anterior o encéfalo e na parte posterior a medula. Notocorda Ao mesmo tempo, na parte mais alta do endoderma, ocorre uma evaginação longitudinal, agregará células de tecido conjuntivo fibroso formará um bastão que percorrerá toda a extensão dorsal do embrião no plano crânio-caudal. Este bastão sustentará o embrião e orientará a formação da coluna vertebral futura.
Obs. Em peixes, anfíbios, répteis, aves e mamíferos, a notocorda vai sendo gradativamente substituída (célula a célula) por tecido ósseo, ser constituída, por substituição, a coluna vertebral. Com a formação da coluna vertebral haverá o englobamento do tubo neural, a futura medula raquiana ou espinhal.






Embriologia do sistema nervoso
O sistema nervoso tem origem ectodérmica, e sua maior parte deriva do tubo neural e cristas neurais.
À medida que o tudo neural se forma três zonas distintas aparecem: a zona ependimária, do manto e marginal. As células da zona do manto originam os neurônios e as células da glia, com exceção da micróglia.





Esquema ilustrando a histogênese das células do sistema nervoso central.




A porção cefálica do tubo neural apresenta-se dilatada, sendo possível reconhecer três formações: as vesículas cerebreais primitivas, que são o prosencéfalo, mesencéfalo e rombencéfalo. O prosencéfalo origina o telencéfalo e o diencéfalo, o mesencéfalo pouco se desenvolve e o rombencéfalo subdivide-se em metencéfalo, que formará o cerebelo e a ponte, e miencéfalo que originará a medula oblonga.
O crescimento desigual da zona do manto causa o espessamento das paredes laterais da medula enquanto o teto e o assoalho continuam delgados, formando as lâminas do teto e do assoalho. A porções ventrais e dorsais das paredes laterais originam as placas basais e alares que formarão os cornos motores ventrais e os cornos sensitivos dorsais respectivamente.



Diagrama ilustrando o desenvolvimento da medula espinhal. Em A secção tranversal do tubo neural de um embrião com 23 dias. B e C com seis e nove semanas rspectivamente. Em D secção do tubo neural mostrado em A. E secção da parede da medula espinhal em desenvolvimento mostrando suas três zonas.



Da mesma maneira que na medula, a parede das vesículas encefálicas exibem também a formação das lâminas do teto e do assoalho, bem como das placas alares e basais, formando o encéfalo e mielencéfalo. No último o espessamento das paredes laterais e o assoalho originam a medula oblonga.
No metencéfalo a lâmina do teto de adelgaça e as porções dorsais das placas alares se espessam e formam a placa cerebelar, que originará o vermis e os hemisférios cerebelares.
O mesencéfalo é a vesícula que menos se desenvolve, ficando recoberta pelo cerebelo e hemisférios cerebrais. As placas alares formarão os tubérculos quadrigêmeos. A luz do mesencéfalo se estreita originando o aqueduto cerebral.
O estreitamento da luz do diencéfalo dá origem ao terceiro ventrículo. A lâmina do teto forma uma pequena evaginação que posteriormente transforma-se em um corpo sólido - a epífise. O desenvolvimento do diencéfalo origina o epitálamo, tálamo e hipotálamo.
O telencéfalo é a vesícula mais cranial do tubo neural primitivo e seu desenvolvimento origina a lamina terminalis.


As fibras nervosas que saem da medula espinhal começam a aparecer no final da quarta semana. Estas fibras se originam de células das placas basais da medula espinhal em desenvolvimento e emergem como um série de radículas ao longo da superfície ventrolateral. Os prolongamentos das células acabam por se unir e formam assim os nervos espinhais. Os doze pares de nervos cranianos formam-se durante a quinta e sexta semana do desenvolvimento.




Desenho esquemático mostrando a localização dos doze pares de nervos em um embrião de cinco semanas (A) e em um adulto (B).

A meninges derivam de células provenientes das cristas neurais e os plexos coróides, expansões constituídas por um eixo conjuntivo vascular revestido pelo epitélio ependimário, formados pela projeção das meninges para o interior das vesículas encefálicas.

fonte: http://www.forp.usp.br/mef/embriologia/nervoso.htm acessado em 10/03/2007 às 15:00.

quarta-feira, 7 de março de 2007

Sistema Nervoso


fonte:http://fc.units.it/ppb/NeuroBiol/Organizzazione.html


Sistema Nervoso


O organismo é composto por vários sistemas ,tais como : Sistema nervoso, locomotor, digestório, urinário, circulatório...
Levando em consideração apenas o sistema nervoso serão descritas ao longo deste trabalho a origem embriológica,as características morfológicas, fisiológicas e alguns fatores que podem interferirem nestas características.